• Instagram Social Icon
  • facebook-square
  • youtube-square
  • Flickr Social Icon

Chopin: O compositor da Marcha Fúnebre

06/07/2018

 

Nascido em 1 de março de 1810, na Polônia, era filho de um professor e de uma pianista. Mudou-se ainda bebê para Varsóvia. Teve infância culta e aos seis anos de idade conheceu as obras de Bach e Mozart. Se apresentou pela primeira vez em um concerto aos oito. Aos 15 já era considerado pela crítica o maior pianista de Varsóvia.

 

Com a invasão de Varsóvia pelas tropas do czarismo russo, foi para Paris, onde alcançou a fama e ganhou muito dinheiro. Em 1835, reencontrou Maria Wodzinska, que conhecera ainda e Varsóvia e por quem acabou se apaixonando. No entanto, apareceram os primeiros sinais de tuberculose e o compositor rompeu o noivado por pressão da família de Maria.


A música de Chopin para o piano combinava um senso rítmico único (particularmente o seu uso do rubato), e o uso frequente do cromatismo e do contraponto a partir do qual associava à beleza melódica a uma não menos bela e vigorosa linha do baixo. Essa mistura produz uma sonoridade particularmente delicada na melodia e na harmonia, que são, todavia, sustentadas por sólidas e interessantes técnicas harmônicas. 

 

São várias as peças de Chopin que se tornaram conhecidas. Por exemplo, o Estudo Revolucionário (Op. 10, nº 12), a Valsa Minuto (Op. 64, nº 1) e o terceiro movimento de sua sonata Marcha Fúnebre (Op. 35), além da Grande valse brillante (Op. 18, nº 1). Vale destacar que o compositor nunca nomeou uma obra instrumental para além do gênero e número, sendo que foram nomeadas por outras pessoas.

 

Ele morreu no dia 17 de outubro de 1849, solitário e endividado, com apenas 39 anos, em seu apartamento em Paris. Havia deixado de compor desde o ano anterior e, insatisfeito com sua produção mais recente, chegara a destruir várias partituras inéditas.

 

 

Please reload

Em Destaque

Inscrições abertas para oficina de violão

24/07/2018

1/4
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags