• Instagram Social Icon
  • facebook-square
  • youtube-square
  • Flickr Social Icon

O barroco tardio de Vivaldi

18/06/2018

 


 

 

Nascido na Itália em 4 de março de 1678, o compositor Antonio Vivaldi foi um dos principais compositores de ópera de seu tempo e segue até hoje sendo um dos mestres da música erudita.

O compositor, que fazia música instrumental do chamado barroco tardio - que é uma etapa do período barroco que vai de cerca de 1700 a 1760 -  foi considerado um dos grandes contribuintes para o o movimento, já que imprimiu muitas características ao gênero.

 

Seus concertos foram tomados como modelos formais por vários compositores do barroco tardio, inclusive Bach, que transcreveu dez deles para teclados.

 

Ordenado padre e afastado por motivo de doença crônica de celebrar missa, Vivaldi dedicou sua vida toda como compositor e regente, além de ter trabalhado também como cenógrafo e empresário. Compôs 454 concertos, 23 sinfonias, 75 sonatas e quase quarenta operetas. Dentre suas operetas destacam-se "Nero Fatto Cesare" (1715), "L'Arsilda Regina di Ponto" (1716), "La Constanza Trionfante delle'Amore" (1716) e "Orlando Finto Pazzo e Montezuma" (1733).


Seu concerto mais popular "As quatro estações", para violino e orquestra, é sem dúvida um marco na musica mundial e uma de suas mais importantes obras.  Outra obra importante da carreira do compositor  é concerto em Sol Maior.

 

Conheça a canção interpretada pelo Violões Artes Trio e gravada em 2012.

 

 

VIOLÕES ARTES TRIO

 

Considerado um dos expoentes de sua geração, o violonista, maestro e compositor Pedro Cameron decidiu convidar seus amigos e alunos, os violonistas Welton Nadai e Lucas Penteado para formar um trio de violões. E nessa junção de experiência aliada a juventude que surge o Violões Artes Trio.

 

 

 

 

Please reload

Em Destaque

Inscrições abertas para oficina de violão

24/07/2018

1/4
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload